Você, gestor, venha discutir o futuro da sua escola

A educação básica na era do Big Data

Num mundo em que todas as nossas ações tendem a se transformar em dados, que impactos isso terá sobre a escola?

  • A influência dos dados no mundo de hoje e a necessidade de detecção da informação falsa;
  • O mundo dos dados exige uma capacidade analítica cada vez maior, o que demanda raciocínio lógico/matemático;
  • Trabalho colaborativo, expressão e fluência verbal;
  • Domínio linguístico;
  • Como trazer a biotecnologia para a escola. Aspectos legais, como a escola deve se precaver para a nova Lei Geral de Proteção de Dados;
  • Marketing e dados: o que pode ser feito a favor da escola com as bases públicas disponíveis;
  • Ensino de humanidades: o respiro necessário como contraponto à padronização da vida.

Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 - Pinheiros,
São Paulo-SP, 05402-000

17 E 18 de JUNHO DE 2019
Dia 17 – 08h00 às 18h00
Encontro de mantenedores e diretores de escolas particulares.

Dia 18 – 08h00 às 18h00
Encontro de coordenadores pedagógicos de escolas particulares.

600 gestores da área privada da educação básica
Donos, diretores, coordenadores e mantenedores de escolas particulares

Agenda

Dia DIA 17/06

  • 9H00 Abertura do evento
  • 9H15 - 10h30 1º PAINEL Palestrante internacional (Microsoft) Mineração de dados:

    O que é e quais são as competências necessárias para dominar essa função estratégica no universo do Big Data e da Inteligência Artificial.

  • 10h30 - 10h50 Talk show
  • 10h50 - 11h10 Coffee Break
  • 11h10 - 12h40 Biotecnologia e biohacking:

    A democratização de um conhecimento que pode decidir os rumos da humanidade.

    As inúmeras possibilidades da junção entre engenharia, ciência de dados e biologia, a extensão da vida humana e os meios de tornar esse tipo de conhecimento acessível ao maior número possível de pessoas.

    Andrés Ochoa, biotecnólogo e cientista de dados, fundador e diretor de tecnologia da OneSkin Technologies, empresa de engenharia de tecidos;

    Filipe Oliveira da Silva, fundador da Conector Ciência, biotecnólogo, educador e curador de materiais e cursos sobre biohacking em instituições diversas (escolas públicas e privadas, museus, ONGs, instituições promotoras de pesquisa científica

  • 12h40 - 14h Almoço
  • 14h - 14h20 Talk show
  • 14h20 - 15h30 Palestra Fake news: a incineração da verdade factual

    As tecnologias digitais permitiram uma velocidade e um volume para a indústria da mentira sem paralelos no passado. O que fazer a respeito disso? Qual o papel do professor? Como formar cidadãos num tempo em que o valor da cidadania está sendo corroído? 

    Eugênio Bucci é jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi repórter, editor, diretor de revistas, Secretário Editorial da Editora Abril, presidente da Radiobás e Superintendente de Comunicação Social da USP.  É autor, entre outros, de A forma bruta dos protestos (Cia das Letras, 2016)

  • 15h30 - 16h15 As escolas e a Lei Geral de Proteção de Dados

    Em 2020, a nova Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor. A coleta, o armazenamento, a guarda e o tratamento de dados estarão sujeitos a diversas formas de regulação para proteger os indivíduos contra ações abusivas de empresas e órgãos públicos. Como isso afetará as escolas? Quais dados elas poderão ou não manter? O que devem ou não coletar?

    Victor Nóbrega Luccas, mestre e doutorando em direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da FGV DIREITO SP. Consultor jurídico de Manuel Luís Advogados.

  • 16h15 - 16h30 Coffee Break
  • 16h30 – 17h30 Palestra Google
  • 17h30 Encerramento

Dia DIA 18/06

  • 9H00 - 9h30 Oficina Microsoft
  • 9h30 - 10h30 Meio ambiente, Big Data e desenvolvimento sustentável: o papel das escolas

    Com a enorme quantidade de dados que vêm sendo coletados, é possível hoje ter uma noção clara dos perigos que ameaçam o meio ambiente por meio da ação do homem. Consumo excessivo que devasta o solo, poluição das águas, lixo não tratado, perfuração da camada de ozônio são alguns dos problemas que afetam o planeta e diversas espécies. Como as escolas podem redesenhar suas ações ambientais e o ensino para incentivar uma nova relação com o meio ambiente? Como coletar dados e estimular uma ação conjunta entre várias instituições?

    Edson Grandisoli, biólogo, mestre em ecologia e doutor em desenvolvimento sustentável, é professor das redes pública e particular, é um dos fundadores da organização social Reconectta.

  • 10h30 - 10h50 Coffee Break
  • 10h50 - 11h10 Talk show
  • 11h10 - 12h40 Debate: Trabalho, identidade, solidão, os desafios da juventude na era digital

    Convidados (a confirmar)

    Christian Dunker, psicanalista, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e autor de Mal-estar, sofrimento e sintoma:uma psicopatologia do Brasil entre muros (Editora Boitempo);

    Eloisa Ponzio, pedagoga formada pela PUC-SP, atuou como professora, orientadora, diretora e formadora de docentes em várias etapas da Educação Básica. Tem especializações pela Universidade de Barcelona (Espanha) e em Reggio Emilia (Itália). É professora da pós-graduação do Instituto Singularidades e consultora pedagógica.

  • 12h40 - 14h Almoço
  • 14h - 14h20 Talk show
  • 14h20 - 15h30 O uso das metodologias ativas

    Quais são, como e em que situações utilizá-las e o que elas podem e não podem realizar para tornar a educação contemporânea mais dinâmica e participativa. Um panorama das metodologias ativas, suas origens e possibilidades de uso.

    Leandro Holanda – Mestre em ciências pela Universidade de São Paulo e especialista em tecnologias educacionais pela PUC-SP. Assessor pedagógico no ensino de ciências e Stem no Colégio Albert Sabin, é co-fundador da Tríade Educacional e coautor de Ensino híbrido, personalização e tecnologia na educação (Editora Penso)

  • 15h30 - 15h50 Coffee Break

    Em 2020, a nova Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor. A coleta, o armazenamento, a guarda e o tratamento de dados estarão sujeitos a diversas formas de regulação para proteger os indivíduos contra ações abusivas de empresas e órgãos públicos. Como isso afetará as escolas? Quais dados elas poderão ou não manter? O que devem ou não coletar?

    Victor Nóbrega Luccas, mestre e doutorando em direito pela Universidade de São Paulo, é pesquisador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da FGV DIREITO SP. Consultor jurídico de Manuel Luís Advogados.

  • 15h50 - 16h50 Palestra/oficina de artes e mundo digital.
  • 16h50 - 17h30 Palestra de Encerramento Wellington Nogueira – fundador da Doutores da Alegria

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